Mensagem "Saindo de uma crise para entrar em outra"
GN 12.10 “Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa. Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: "Bem sei que você é bonita. Quando os egípcios a virem, dirão: 'Esta é a mulher dele'. E me matarão, mas deixarão você
viva. Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e minha vida seja poupada por sua causa". Quando Abrão chegou ao Egito, viram os egípcios que Sarai era uma mulher muito bonita. Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio. Ele tratou bem a Abrão por causa dela, e Abrão recebeu ovelhas e bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e camelos. Mas o SENHOR puniu o faraó e sua corte com graves doenças, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Por isso o faraó mandou chamar Abrão e disse: "O que você fez comigo? Por que não me falou que ela era sua mulher? Por que disse que era sua irmã? Foi por isso que eu a tomei para ser minha mulher. Aí está a sua mulher. Tome-a e vá!" A seguir o faraó deu ordens para que providenciassem o necessário para que Abrão partisse, com sua mulher e com tudo o que possuía.”
Gn 13.1 “Saiu, pois, Abrão do Egito e foi para o Neguebe, com sua mulher e com tudo o que possuía, e Ló foi com ele. 2 Abrão tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro. 3 Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente 4 e onde, pela primeira vez, tinha cons- truído um altar. Ali Abrão invocou o nome do SENHOR.”
Sempre iremos nos deparar com crises periódicas em nossa caminhada cristã, mesmo quando estivermos seguindo totalmente a Deus.
A grande maioria de nós tem a tendência de parar de crescer espiritualmente quando não precisamos lidar com conflitos e problemas.
Por isso devemos agir com naturalidade quando eles ocorrerem, observando-os de forma madura e procurando a prender a lição que em si trazem para as nossas vidas.
Sendo que essas crises podem proceder de Deus, com endereço certo e propósito definido, como também ser proveniente da vida e de todo o contesto que nos espreme.
Mas o que não devemos esperar com naturalidade são as crises que provem de nossa desobediência, impaciência, falta de fé em confiar naquele que primeiro entregou a sua vida por nós!
Então o nosso agir precipitado nos tira da perfeita vontade de Deus, e quanto maior a crise, mais radicais tendemos ser, assim saímos de uma crise para entrar em outra...
O verso 10 do capitulo 12 de gênesis narra que houve fome na terra, por isso Abraão tomou uma atitude radical e desceu ao Egito, porem outra crise o aguardava: os egípcios procuravam mulheres formosas para o arem de faraó e os maridos que resistissem eram mortos.
Seguindo as regras do jogo
Um dos fenômenos que acontecem na vida de muitos de nós é o seguinte: Se estamos por conta de Deus, não queremos aceitar as regras, nos negamos a esperar, a crer, a passar por humilhações, por percas, por algumas necessidades necessárias, mas se resolvemos agir por nossa conta... Aceitamos a regra do jogo!
Assim foi com Abraão, ele achou muito sofrido buscar e esperar a solução de Deus para aquele grande problema, mas não viu dificuldade nenhuma em descer para o Egito mesmo sabendo que provavelmente Sara seria escolhida para pertencer ao arem de faraó, ele conhecia a regra do jogo, pois provavelmente em Harã de onde ele havia vindo isso nem fosse um total absurdo, então disse a sua mulher:
Gn 12.12 "Bem sei que você é bonita. 12 Quando os egípcios a virem, dirão: 'Esta é a mulher dele'. E me matarão, mas deixarão você viva. 13 Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e minha vida seja poupada por sua causa".
Ambos sabiam que Sara teria que ter relações sexuais com faraó... “mas tudo bem, isso já fazia parte do plano”, assim não ofereceram resistência, a ponto de faraó presentear Abraão com bens.
V 16 “Ele tratou bem a Abrão por causa dela,...”
O maligno está disposto lhe dar bens, a lhe agradar e lhe tratar bem... basta você aceitar as regras do jogo!
Abraão certamente estava cercado de “verdades” que justificavam sua atitude, porem as “nossas verdades” não são as “verdades de Deus”.
Somente as verdades de Deus podem nos fazer superar uma grande crise!
Gn 13.1 “Saiu, pois, Abrão do Egito e foi para o Neguebe, com sua mulher e com tudo o que possuía, e Ló foi com ele. 2 Abrão tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro. 3 Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre
Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente 4 e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do SENHOR.”
Gn 13.1 “Saiu, pois, Abrão do Egito e foi para o Neguebe, com sua mulher e com tudo o que possuía, e Ló foi com ele. 2 Abrão tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro. 3 Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre
Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente 4 e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do SENHOR.”
Fabio Rosne, pastor



Nenhum comentário:
Postar um comentário