Prioridades do Líder
O líder além de todas as responsabilidades, ainda tem um chamado de Deus em sua vida que também tem que exercer com responsabilidade, e quando há um acúmulo de tarefas, temos que colocá-las em ordem de prioridade para que possamos executar a todas sem que nenhuma fique prejudicada.
Nesta hora é bom entendermos que quando Deus nos dá uma tarefa é porque sabe que podemos executar com sucesso e sem prejudicar as demais que já nos tem dado.
Assim sendo, vamos colocar em ordem de prioridade as tarefas de um líder:
1º O Senhor – Seu relacionamento com Deus, busca e devocional diário com louvores, leitura, orações, intercessões e adoração.
2º A esposa – Ambos são uma só carne, reconhecendo ou não, ela é fundamental no ministério do líder e se ele não estiver bem com ela, não pode estar bem com ele mesmo, ela é ele, por isso deve parar pra ouvi-la, dar atenção, e gastar tempo com ela.
3º A família – O Senhor nos instruiu a cuidar primeiro dos domésticos, o obreiro deve gastar tempo com eles, ter ao menos um dia da semana para ele e sua família, onde possa descansar, recompor-se fisicamente, onde possa ouvir, acompanhar, participar, compartilhar momentos juntos, para não “ganhar o mundo” e perder os de dentro de casa.
Deus não constituiu a família para que seja apenas um grupo de pessoas que tem a chave de uma mesma casa, mas para que o líder a viva, a tenha, participe dela, ame-a, respeite-a, ela precisa do líder! Pai e esposo!
4º O ministério – Quando Deus chama alguém para o ministério, Ele conhece as demais responsabilidades que tem, assim, por certo não será exigido mais do que pode fazer.
Entendemos que quando há a chamada de Deus na vida do líder, acende-se uma chama e uma força que o leva a ir além do que outros iriam, assim sendo, alguns obreiros se acham na obrigação de tomar todo o seu tempo em busca de fazer a obra de Deus, negligenciando assim muitas vezes mulher, filhos, sua própria vida e corpo físico.
Mas se a busca do Senhor estiver em primeiro lugar na vida do líder, Deus mesmo vai lhe fazer entender isso e também ensiná-lo a administrar seu tempo.
Prioridades da Líder (mulher)
Depois de tanta responsabilidade com a casa, esposo e filhos, talvez possam pensar que não haveria tempo para mais nada! Mas louvamos ao Senhor por cada mulher que Ele tem levantado em sua ceara.
As líderes que seus maridos não são convertidos ou que não são líderes devem tomar um cuidado todo especial, principalmente no cuidado com a casa, filhos e também em separar tempo para o seu esposo, da mesma forma como vimos que Deus age com os homens, assim também com as mulheres, Ele sabe das sua demais responsabilidades e não vai lhe cobrar além do que elas podem fazer, por isso, da mesma forma coloque como prioridade a busca pessoal a Deus, e Ele lhe dará estratégias e habilidades para conciliar tantos afazeres, sendo também as prioridades:
1º - A busca a Deus.
2º - Esposo.
3º - Família.
4º - Ministério.
Principalmente as líderes que não tem seus esposos convertidos, é pelo seu testemunho, dedicação e obediência que ganhará a ele.
As esposas dos líderes são um referencial para as mulheres da igreja, na busca, na oração, na fé, na santidade, na perseverança e na submissão, pois a esposa de um líder insubmissa fará com que as demais irmãs a sigam.
O seu primeiro ministério deve completar o do seu esposo, deixando para traz o ciúme que poderá arruinar o ministério de ambos.
Outro tipo de ciúme muito perigoso para o casal de líderes, é o ciúme ministerial ou espiritual, uma boa oração pra se fazer, é para que Deus levante os dois a um mesmo nível espiritual, mas, se por ventura isso não acontecer, tanto o esposo como a esposa, devem ser maduros para entender que Deus trabalha da forma que quer, e ao invés e tentar “barrar” o parceiro, busque também que Deus te levante.
A esposa deve apoiar o esposo nas decisões que tomar, principalmente no que diz respeito ao ministério (se não concordar ore), o homem tem desejo de conquistar e normalmente as visões de Deus a princípio parece “loucura”, mas se estiver apoiado pela esposa vai se sentir mais disposto para enfrentar os desafios, a crítica o impede de agir com ousadia.
A esposa de um líder deve se colocar no lugar para que foi chamada, não por cauda, pois a mulher é a “metade da cabeça”.
Assim sendo, deve cercar o esposo de oração, intercedendo quando ele está pregando, ensinando, realizando trabalhos de libertação, pois atrás de um grande homem, há sempre uma “mulher de joelhos”.
Também deve cercá-lo de exortação dentro do particular do casal, aconselhando, trocando idéias, experiências, prevenindo-o, quanto aos cuidados ao serem tomados, evitando assim que ambos errem.
Deve cercá-lo de força, destacando suas qualidades e nunca apontando suas falhas, ajudando-o a ser o homem que foi chamado para ser.
Em algum fracasso cerque-o de conforto e amor, ajudando-o a tirar proveito e lições da situação.
Mulher, você é o reflexo da criatividade de Deus.
Seus talentos são singular, únicos e sem comparação.
Não se compare com as mulheres de outros obreiros, mas desenvolva o que Deus deu pra você.
Seus dons e talentos devem completar os de seu marido.
O Ministério Pessoal
O sucesso ministerial não está somente em ser chamado por Deus, pois Ele sempre espera que façamos a nossa parte, para que em tudo sejamos considerados obreiros aprovados em comportamento e expressão.
Até a alguns anos muitos pensavam que o sucesso ministerial era próprio dos que receberam uma liderança em suas vidas, porém o tempo tem mostrado que isso não basta, é preciso empenho, disposição e humildade para ser preparado, disciplinando-se em tudo. Ao passo que se alguém não tem uma liderança, porém a deseja, pode se tornar um bom líder, assim aquele que tem uma chamada natural pode não alcançar a mesma posição.
Comportamento do Líder
O líder ainda que seja um pastor não deve perder a consciência de que faz parte de um corpo onde Cristo é a cabeça e que a igreja é propriedade exclusiva de Deus.
Muitas vezes a liderança de um determinado grupo ou igreja, nos passa uma falsa impressão de que somos os “donos” do grupo, até mesmo o cuidado e zelo pode levar um líder a tomar atitudes incoerentes com proibições absurdas e um controle demasiado da vida de seus liderados.
1Pe 5. 1-3
“Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
... tendo cuidado dele...
O cuidado do grupo demanda conhecer cada membro pessoalmente, gastando tempo, aconselhando, ajudando-os em suas dificuldades, manifestando seu amor individualmente, fazendo com que essa proximidade, gere confiança tal, que somente pelo fato do líder estar por perto, todos os medos e receios do liderado se dissipem.
Os pastores na palestina punham a segurança de suas ovelhas acima da sua.
Davi matou um urso e um leão quando tentaram atacar suas ovelhas.
“Eu sou o bom Pastor, eu conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido... e dou a minha vida pelas ovelhas”. Jo 10. 14-15
... não por força, mas voluntariamente...
Você não precisa fazer isso se não quiser, a chamada autêntica faz um líder ir além do que outros iriam, voluntariamente.
O líder é aquele que serve o grupo, e estar no comando não significa dar ordens, mas sim, estar a frente conduzindo-os à pastos verdes e águas tranquilas, não dizendo “Vá”, mas dizendo, “Segui-me”.
...nem por torpe ganância...
A lã da ovelha, o salário do evangelho... É importante! Não o mais importante!
...mas de ânimo pronto...
A disposição e a disponibilidade são grandes marcas na vida de um líder, ele está sempre pronto a doar-se, a gastar tempo com seus liderados.
Num dia de chuva, onde muitos faltam às reuniões, um líder não abre o trabalho dizendo “onde estiver dois ou três ali o Senhor está e quem não veio perdeu a benção!”, pois ele está pronto a ministrar para os presentes, aqueles que o Senhor o confiou naquele dia.
...nem como tendo domínio sobre a herança de Deus...
Infelizmente alguns líderes chegam ao ponto de proibir que seus liderados passem as festas de final de ano com seus familiares, desmerecendo assim a comunhão familiar, lideram por decretos, dominam e subjugam o rebanho que o Senhor colocou sob sua autoridade.
...mas servindo de exemplo...
O que muitos líderes ainda não perceberam é que também são ovelhas e que pastor “mesmo” só tem um: Jesus o sumo pastor.
Na Palestina é costume dos pastores de ovelhas, quando tem que conduzir o rebanho por caminhos difíceis, separar a ovelha mais experiente (ovelha velha) e colocar em seu pescoço um sino, assim a ovelha velha é posta na frente do rebanho para que sirva de exemplo, de guia, pois a medida que ela caminha o sino toca e as outras a seguem.
Pastor é apenas a “ovelha velha”, a ovelha que carrega o sino!
Os líderes tem muito que aprender com os pastores de ovelhas, ovelhas não são criadas dentro de cercas, mas livres, elas ouvem a voz do seu pastore o seguem porque ele as conduz em amor aos pastos verdes, voz de admoestação e não voz de comando!
Ovelha não se cria presa! Quem tem pasto verde não precisa fazer cerca! Ovelha que tem pasto não vai comer no pasto dos outros!
Quando tivermos pastos verdes e amor em abundância, o sumo pastor mandará as ovelhas!
Veja Também... "Pobre ou Prospero?"...http://fabiorosane.blogspot.com.br/p/es.html
.........................."Eu... Dizimista?...http://www.fabiorosane.blogspot.com.br/p/aula-dizimo.html
Veja Também... "Pobre ou Prospero?"...http://fabiorosane.blogspot.com.br/p/es.html
.........................."Eu... Dizimista?...http://www.fabiorosane.blogspot.com.br/p/aula-dizimo.html


Treinamento e Descoberta de Líderes, Obreiros, Pregadores e Diáconos...Ministrando e Reciclando Pastores, Líderes e Ensinadores....Casais, Empreendedores, Jovens e Professores.
ResponderExcluirMatérias:Escatologia, Dons espirituais e de Serviço, Ética, Bibliologia, Prosperidade e Liderança.