Eu... Dizimista?





Quem não é Dizimista... Vive sem a Benção!
Quem é Dizimista... Vive a Benção!
Quem é Dizimista e Ofertante... Vive alem da Benção!

Ml 3.7 “Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? 8  Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. 9  Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. 10  Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. 11  Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. 12  Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos”.


O que quer dizer dízimo? Res. A décima parte de um rendimento.

Dizimar não é uma opção, o dízimo é santo e consagrado ao Senhor!

Lv 27.30,32 “Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. 32 No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR”.

Ml 3.7 “... tornai-vos para mim e eu me tornarei a vós... mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?”O que quer dizer tornar? Res. Devolver, restituir.

Ml 3.10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa...”
O dízimo tem que ser trazido à igreja “à casa do tesouro”, assim sendo, não pode ser dado como oferta a missionários ou a qualquer outro tipo de assistência.

Dt 14.22-23 “Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo. 23 E, perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu vinho, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer o SENHOR, teu Deus, todos os dias.

As pessoas fazem uma concepção errada quando pensam que estão dando alguma coisa na casa de Deus, porque na verdade, todos gastamos ou consumimos esses fundos “... comerás os dízimos...”, pois com o dízimo é pago: água, luz, aluguel, manutenção e limpeza do templo, bancos, cadeiras, ventiladores, toda a ornamentação, projetos missionários, evangelísticos, assistência para os mais necessitados, etc...

Talvez você diga: Eu? Pastor, ser dizimista?


Mas o próprio Abraão nos deixou o exemplo:

Gn 14.18-20 “Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; 19 abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo”.

Ml 3:8 “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas”.
Qual é a verdadeira posição de alguém que não é dizimista diante de Deus?

Ml 3.9-10 “Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. 10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida”.

Conclusão lógica: Se dizimarmos, somos abençoados com “benção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”.

Se não dizimarmos “Com maldição sois amaldiçoados”.

Dt 28:1-14 – Fala acerca das bênçãos.

Dt 28.13 “O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir”.

Dt 28:15-20 – Fala das maldições. 
Dt 28.16 “Maldito serás tu na cidade e maldito serás no campo”.

Temo quando observo o 1º capítulo de Malaquias e contemplo a indignação de Deus para como os sacerdotes por não O honrar com o melhor sobre o altar e então vem a repreensão no 1º versículo do capitulo 2:
“E agora esta advertência é para vocês, ó sacerdotes. Se vocês não derem ouvidos e não se dispuserem a honrar o meu nome”, diz o Senhor dos Exércitos, “lançarei maldição sobre vocês, e até amaldiçoarei as suas bênçãos. Aliás, já as amaldiçoei, porque vocês não me honram de coração.

Ou seja:

A mais nobre das funções do líder que é abençoar seu rebanho se torna mais que inútil, pois o Senhor amaldiçoa a sua benção, assim, ao invés de abençoar, amaldiçoa.  

Às vezes é cômodo às pessoas falar dos benefícios de um líder sem ter um conhecimento pleno de algumas verdades, assim questionam seus salários, seus bens e uma comodidade aparente.
Mas poucos são os que se lembram de tudo isso quando se fala da administração da igreja, das palavras sábias, o carinho, atenção do pastor nos momentos difíceis, ouvir boas mensagens e estudos edificantes, mas não se dão conta de quanto tempo, atenção, estudo e dedicação é necessário para elaborá-los.

O líder é alguém que trabalha como qualquer outra pessoa, assim também tem o direito de manter sua família com dignidade.

1Co 9.3-14 “A minha defesa perante os que me interpelam é esta: 4 não temos nós o direito de comer e beber? 5 E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? 6 Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? 7 Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? 8 Porventura, falo isto como homem ou não o diz também a lei? 9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi, quando pisa o trigo. Acaso, é com bois que Deus se preocupa? 10 Ou é, seguramente, por nós que ele o diz? Certo que é por nós que está escrito; pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança; o que pisa o trigo faça-o na esperança de receber a parte que lhe é devida. 11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais? 12 Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos desse direito; antes, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo. 13 Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? 14 Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho;”

Talvez alguém possa dizer: Eu conheço um pastor que trabalha e é uma benção! Sim, concordo que há, mas se trabalhasse somente no evangelho seria muito melhor, pois trabalhando, seu tempo para estudos, oração, administração, visitas, gabinete, fica muito limitado. Talvez digam: Ha! E se o pastor não faz nada disso? O nosso julgamento pode ser precipitado, além de que não cabe a nós o julgamento, mas a Palavra o fará:

Ez 34.2-4,10 “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? 3 Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. 4 A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. 10 Assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu estou contra os pastores e deles demandarei as minhas ovelhas; porei termo no seu pastoreio, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de pasto”.

Sendo assim, as pessoas não precisam se preocupe com o que está sendo gasto o dízimo que entregam na casa do Senhor, pois o dono da obra se encarregará disso!

O que é o devorador? 


Ml 3.11 “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos”.

Jl 1.3-4 “Narrai isto a vossos filhos, e vossos filhos o façam a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração. 4 O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor”.

Isso fala do inseto mais temido pelos agricultores, pelo seu poder de destruição, o gafanhoto em seus 4 estágios de vida:

Gafanhoto cortador (lagarta) assola as folhas.
Gafanhoto migrador (gafanhoto) destroça os galhos.
Gafanhoto devorador (locusta) tira a casca.
Gafanhoto destruidor (pulgão) lança por terra pela raiz.

Gafanhoto cortador (lagarta). Mora na lavoura, come parte dos frutos e folhas:
Quebra de louças, roupas que mancham e rasgam, impressão de que tem um “batalhão” de pessoas comendo em casa, não sabe onde gastou o dinheiro, etc...

Gafanhoto migrador (gafanhoto). Não mora na lavoura, voa em bandos, cresce o prejuízo:
Amassa o carro, queima o motor da geladeira, queima a televisão, desemprego, doenças repentinas, pequenas coisas que parecem vir todas de uma vez.

Gafanhoto devorador (locusta). Voa em bando, é um tipo mais violento que leva o agricultor à falência:
Acidente com perca total do automóvel, incêndio na firma, falência, perca total de crédito com dívidas impagáveis, vergonha e dor.

Gafanhoto destruidor (pulgão) Chega a matar até o agricultor:
Mortes na família, luto e pranto, miséria, desgraça total, depois de ter uma vida abastada, morar na rua e em barracos como andarilho, comendo restos e sobras.

“E por causa de vós repreenderei o devorador...”


Essa legião de demônios é a única que só pode ser repreendida pelo Senhor! Através do dízimo!

Ml 3:12 “E todas as nações vos chamarão Feliz (bem-aventurados); porque vós sereis uma terra deleitosa diz o SENHOR dos Exércitos”.

O que é ser feliz? Resposta: contente, satisfeito, alegre, ditoso, favorecido pela boa sorte e pela riqueza. É ver prosperar tudo quilo que faz... segundo o salmo1º.

Ml 3:10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto.”

Fabio Rone, pastor e servo

Nenhum comentário:

Postar um comentário