Pobre ou Prospero?


Prosperidade é Dom de Deus


EC 5:19

“E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.”

Muitas vezes nós temos espiritualizado todas as benção de Deus como se ele não fosse capaz de
nos abençoar materialmente, financeiramente e isso porque de uma forma inconsciente achamos mais fácil crer no milagre espiritual ou dos outros, do que crer em milagres materiais e principalmente na nossa vida, é bem certo que a palavra de Deus nos manda “buscar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisa nos serão acrescentadas,” então devemos buscar primeiro as espirituais, mas não desprezar as materiais como se elas não tivessem valor algum, pois a prosperidade é Dom de Deus e é muito diferente da que o mundo a dá, pois uma grande maioria das pessoas ricas deste mundo sofrem com graves enfermidades, infidelidade conjugal, drogas, homossexualismo, depressão, etc. Mas a prosperidade de Deus vem acompanhada de “poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.”

DT 8:18 “Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.”

É importante entendermos o que é prosperidade, pois prosperidade não é ganhar dinheiro fácil, fruto de engano ou desonestidade e nem ter muito dinheiro e muitos bens, prosperidade é ter uma vida espiritual que verdadeiramente agrade a Deus e uma vida financeira equilibrada.

OS 4:6 “O meu povo é destruído, porque lhe falta o conhecimento;”

Sejamos sinceros conosco mesmo nesta hora: Quantas vezes deixamos de glorificar o nome de Deus, de ajudar nossos irmãos e sua obra e até mesmos chegamos a envergonhar o Seu nome por não termos uma vida financeira equilibrada ou no mínimo decente?
Como fica a nossa posição como testemunhas de Cristo quando não podemos manter nossos filhos e esposas com dignidade, com roupas novas, alimentação decente, tratamento medico e dentário, com o mínimo de lazer?

Sabemos que “há um tempo determinado par todas as coisa,” mas também sabemos que quem “é fiel no pouco, no muito o Senhor o colocará...”

O diabo não brinca no que diz respeito ao espiritual nem tão pouco ao financeiro, e a arma principal que ele tem usado contra as nossas finanças é nos levar a falta de conhecimento das promessas de Deus ou a distorção das mesmas.

Muitos pregadores tem nos ensinado muitas vezes até de uma forma inconsciente que para ser um cristão espiritual tem que sofrer, que crente humilde tem que ser pobre, que crente vitorioso tem que se conformar com a situação de miséria.

Longe de nós afirmar que temos que viver uma vida de “mar de rosas”, sabemos que as aflições e dificuldades vêem para nos moldar, nos amadurecer, nos dar experiências, Mas a palavra diz que “no mundo teremos aflições” e não que “só estaremos” em aflições, estamos sujeitos a passar por sofrimentos, enfermidades e até mesmo um caos financeiro, passar por tribulações é uma coisa, mas viver em tribulação não! Isso é conformismo e ignorância!

SL 35:27 “Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo.”

SL 112:3 ‘Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.”

Além de querer nos deixar na ignorância e no conformismo o diabo também tem armado alguns laços para que venhamos nos envolver com eles e assim ficarmos aprisionados a essas cadeias por conseqüência de erros que nada mais são do que pecados.

Esses pecados tem destruído a vida espiritual e financeira de muita gente, assim como escandalizado a obra do Senhor.
Alguns cometem por ignorância, outros por falta de procurar saber, outros por falta de compromisso com Deus e a sua palavra.


Vejamos alguns pontos que nos libertarão 
para chegarmos a prosperidade!


1.      Ação e força de vontade para prosperar

PV 13:4 “A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.”

PV 14:23 “Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza.”

Como já dissemos, prosperidade não é ganhar dinheiro fácil, apalavra diz que ele “nos da força para adquirir riquezas”, então temos que fazer a nossa parte, nunca nos entregar ao desanimo, apenas fazer planos não resolve, para vencer e ser prospero tem que procurar melhorar, crescer, estudar, se esforçar, fazer o possível pois o impossível Deus fará!


2.      Ser amante da verdade, honestidade e da justiça

PV 21:6 “Trabalhar com língua falsa par ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte.”
JR 17:11 “Como a perdiz, que choca ovos que não pôs, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará, e no seu fim será um insensato.”

A desonestidade a principio parece trazer alguma vantagem financeira mas é exatamente isso que o diabo vai usar para trazer sérios prejuízos para a sua vida, normalmente a pessoa perde tudo o que conseguiu e a situação tona-se pior.
Nunca tire vantagens encima de mentiras pois você sabe quem é o pai da mentira, Fique certo de que o pouco com a benção de Deus e melhor do que o muito com a maldição do diabo.


3.      Cuidado! No agir pela fé e com os compromissos

PV 22:7 “o que toma emprestado é servo do que empresta.”
RM 13:8 “A ninguém devais coisa alguma,”
SL 37:21 “O ímpio toma emprestado, e não paga;”

Infelizmente temos vivido tempos em que muito crentes são conhecidos como maus pagadores, e tenho por certo que a grande maioria não fizeram dividas ou emprestaram dinheiro de alguém com a intenção de não mais pagar, mas muitos confundem fé com ganância, com descontrole, consumismo, com falta de planejamento, muitos pensam que Deus tem que se responsabilizar pelo o que eles compraram. Então dizem:

“vou comprar pela fé”, “Deus se responsabiliza”, “estou indo pela fé, Deus proverá”

Muitas vezes emprestar dinheiro parece solução, mas não podemos nos habituar pois muitas vezes o que parece uma benção se torna uma maldição, porque dinheiro emprestado não é dado e isso acaba se tornando uma bola de neve.


4.      Juros e agiotagem! Fuja deles

PV 28:8 “O que aumenta os seus bens com juros e usura ajunta-os par o que se compadece do pobre.”

ÊX 22:25 “Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como credor; não lhe imporás juros.”

O emprestar dinheiro a juros tem destruído a vida de muita gente, levando-os a falência e tirado a sua paz. Deus não se alegra disso!
Não se envolva com agiotagem, emprestando ou tomando emprestado... e cuidado também com a agiotagem legalizada! Esse é um dos grandes laço do diabo!


5.        A boa administração coopera para a prosperidade!

IS 55:2 “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?”
PV 10:5 “O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.”

A mídia tem se tornado um grande instrumento do diabo no que diz respeito a perversão moral e a troca de valores, mas também tem implantado o consumismo em nossas vidas, ou seja; a necessidade de comprar.
Nunca se gastou tanto com tanta coisa desnecessária, os cheques, cartões de credito, crediário, financiadoras que se apresentam como a solução, muitas vezes são maldição, nos fazendo comprar algo que na verdade não precisamos.

E mesmo quando está tudo bem, entrando um dinheirinho extra, não se precipite em gasta-lo com roupas, moveis, reformas, carro novo, viagens, não podemos nos tornarmos avarentos e mesquinhos porque isso é pecado, mas temos que ser coerentes e aprende a poupar e nos preparar para o “inverno”, onde as coisas esfriam um pouco.


6.      lazer é ótimo, mas bem dosado e com temor.

PV 21:17 “O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá.”  

Se divertir não é pecado, o lazer faz bem ao espirito, a mente e ao corpo e é muito recomendado mas com moderação, pois muitos querem viver apenas para se divertir, passear, sem contar quando esses passeios desagradam a Deus.


7.      Seja fiador somente se puder arcar com a divida que esta fiando.

PV 11:15 "Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiança estará seguro.”

PV 22:26 “Não estejas entre os que se comprometem, e entre os que ficam por fiadores de dívidas, Pois se não tens com que pagar, deixarias que te tirassem até a tua cama de debaixo de ti?”

Sabemos ser esse um assunto bastante delicado, principalmente para os que pagam aluguel, mas não é difícil encontrarmos mesmo dentro das igrejas pessoas que já tiveram muita dor de cabeça por ter sido fiador, ou que já tenha tenham perdido algo que conseguiu com esforço e dificuldade, assim sendo não seja fiador a menos que:

** Você conheça muito bem a pessoa;
**Mesmo conhecendo esteja consciente que algo pode acontecer que impossibilite essa pessoa de arcar com o compromisso.
       **Você terá condições de arcar com a divida da qual é fiador?
       
Se puder e sentir paz no coração faça... a menos que receba uma ordem direta de Deus.


8.      Não se constranja em fazer tudo direitinho...

Jr 17:5 “ Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem,...”

Por certo essa palavra fala sobre confiarmos em nós mesmos, em nossas forças, mas creio também falar de confiarmos no homem de uma forma geral, pois o homem é falho e esta sujeito a errar, a trair, a se desviar da verdade, se enganar...
Por isso não faça negócios a base da confiança, faça tudo no papel de acordo com a lei, isso protege tanto você como quem esta do lado oposto, ainda que seja um amigo, um irmão, ou o pastor, isso não é desconfiança, se você não confiasse não faria o negocio.


9.      “Jeitinho brasileiro” até que soa bem, mas não aos ouvidos da prosperidade.

MT 22:21 “Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”

RM 13:7 “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.”

Sabemos que a questão de pagamento de impostos no brasil é um caso complicado por seus autos valores e em função da concorrência desleal dos sonegadores, tudo isso e muitas outras desculpas os cristãos usam para não pagarem impostos, mas entenda que Deus precisa que você esteja exatamente na posição da benção para operar o milagre, se pensamos que só da para sobreviver se não pagamos os impostos, estamos anulando o poder de Deus, mas se cremos apesar das improbabilidades, experimentaremos o sobrenatural de Deus pela nossa fidelidade.

Que áreas da sua vida necessitam de mudança? Através do que o diabo tem amarrado as suas finança? Desfaça esses laços, quebre as correntes do pecado, liberte-se, livre-se, pois diz a palavra:

CL 3:25 “Quem faz injustiça receberá em troco injustiça; e nisto não há acepção de pessoas.”

EF 4:28 “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.”

PV 21:2 “O que segue a justiça e o amor acha vida, prosperidade e honra.”

PV 28:20 “O homem fiel será coberto de bênçãos,”


Nenhum comentário:

Postar um comentário