sexta-feira, 22 de maio de 2015

Estudo para Obreiros, Líderes, Pastores e para quem tem um Chamado Ministerial (Parte 05)

Segundo Paulo escreve a Timóteo 


Primeira carta do apóstolo Paulo à Timóteo.


ITm 3.10-11 “E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. 11 Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias {e} fiéis em tudo.”

Existem motivos diversos para se pensar que o verso 11 se refere às esposas dos diáconos, como também para se pensar que se refere a diaconisas, apesar de algumas traduções trazerem “as esposas dos diáconos”, porém, isso é meramente dedutivo.

Prefiro pensar que se trata de diaconisas, pois antes do ano 110 d.C. já se faz menções sobre esse ofício mui digno dentro do cristianismo.
 
                                                                                         
A palavra “respeitáveis” no original que dizer “nobre”, “digna”, “séria”, ou seja: “como alguém que pode obter respeito dos outros”.

A palavra “não maldizentes” no original quer dizer “não caluniadora”, “não acusadora”.

Existe aquilo que podemos chamar de assassino de caráter ou destruidor de reputação, e isso por ser um pecado grave não deve fazer parte da vida de uma líder, nem ao menos serem intrometidas na vida alheia ou falarem coisas que não convém.

A palavra “sóbrias” no original quer dizer “prudente”, “auto controlada”.

A palavra “fiéis em tudo” no original quer dizer “digna de confiança”, indicando que essa virtude deve caracterizá-la em todas as áreas da vida, assim como seu ministério, pois uma líder ouve muitos segredos da parte de suas lideradas e não deve ser infiel, trair a confiança daquelas que foram postas sob seus cuidados.
Fabio Rosane, pastor e servo

Nenhum comentário:

Postar um comentário