quarta-feira, 13 de maio de 2015

Estudo para Obreiros, Líderes, Pastores e para quem tem um Chamado Ministerial (Parte 02)


Segundo Paulo escreve a Timóteo 


Primeira carta do apóstolo Paulo à Timóteo.

Tm 1:18-19 “Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, por elas combata um bom combate, 19 Conservando a fé e a boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, vieram a naufragar na fé.”
A expressão “esta instrução te dou” no original fala de “ordem” ou “instrução apostólica”, Paulo o incumbiu de uma missão.

A expressão “segundo as profecias” fala exatamente de promessas.

A expressão “combatas o bom combate” no original fala de “prestar serviço militar”, “servir como soldado”, “combater em guerra”.

O líder, obreiro ou pastor deve ter esse verso como sendo uma regra de sua vida, acatando a incumbência que lhe foi dada por Deus, a essa missão, firmado nas promessas, lutando, perseverando, ainda que pareçam estar longe de sua presente realidade, as profecias autênticas se tornam parte de nossas experiências de vida, porque se concretizam.

O emprego da metáfora militar indica uma luta séria e muito intensa que tem que enfrentar todo líder cristão espiritualmente levantado, talvez as profecias ou promessas possam ser vistas aqui como a “armadura” e as “armas” que o líder terá que usar em seus combates, e certamente o serão!

“Conservando a fé e a boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, vieram a naufragar na fé."
Essa metáfora “náutica” faz da fé o barco em que o obreiro navega, e a boa consciência é a atitude que conserva o barco em boas condições para navegar.
Fé nas promessas que não se vê e boa consciência de estar agradando a Deus. Sabendo que ele não perde o controle das coisas.

Fabio Rosane, pastor e servo

Nenhum comentário:

Postar um comentário